GL PROMO
Percursos

Discover Trail - Bateias

E a Discover Trail mais tradicional de todas está chegando e de “roupa nova”!
Vamos passar todos os detalhes das duas distâncias nesse descritivo para você saber o que lhe espera no dia 29 em Bateias, bora lá?
O trajeto novo consiste basicamente em dois loops em forma de 8 onde todos os atletas (da distância 6K e do 12K) irão fazer o mesmo trajeto e o 12K irá abrir uma nova volta em outras trilhas, tendo 6K exclusivos a partir de então.
Largada no alto do Morro Três Barras e com nem 100 metros entrará para esquerda na única estrada da prova. 400m de estrada bem técnica em descida com bastante pedra onde exige não só velocidade, mas uma boa propriocepção (estabilidade nas articulações e equilíbrio).
Vale lembrar logo no início do descritivo a importância de prestar atenção nas marcações e placas do caminho e nunca confie que a pessoa da frente conduza o seu caminho. Apesar de não ser uma prova de orientação, a corrida em trilhas exige sim que o atleta tenha um mínimo de senso de direção. O nosso padrão de marcação de trilha é:
- Usamos fitas personalizadas da GLPromo nas cores azul e branca para indicar o caminho e atenção aos obstáculos naturais;
- Fitas sempre na sua mão direita. Significa que está no sentido certo e que foi averiguado as melhores condições da trilha para passar naquele local;
- Se você está do lado de uma fita, verás a próxima;
- Fechamos as bifurcações com fitas zebradas nas cores branca e vermelha;
- Usamos placas de direção personalizadas da Discover em pontos que julgamos necessário um reforço de informação, seja esse em bifurcações grandes ou pontos rápidos da prova.
Com 500m de prova já veremos a primeira placa para virar a esquerda em uma trilha larga, mas que irá afunilar cada vez mais.
Continua descendo até 1,5K onde sairá dessa trilha para direita em uma curva bem fechada, praticamente voltando em forma de V ao contrário.
Uma subida dura e curta, alguns ziguezagues e chegará na antiga casa dona do terreno, ou o que restou dela. Esse trecho tem um ar meio sombrio e único para a prova.
Mais uma ondulada e chegamos perto dos 3K (metade da prova curta) indo para uma trilha totalmente nova. Esse trecho foi idealizado durante a pandemia como uma opção interna e mais curta para acessar a cachoeira do Salto Boa Vista por trás.
Agora feche os olhos e pense em uma descida íngreme! Quase 4K de prova e até agora praticamente só desceu, com três subidas suaves somente.
Chegamos na trilha da cachoeira, a mais bonita da prova e minha favorita. Não se esqueça de apreciar a paisagem e escutar o som do riacho, que dará energia para a subida a seguir.
Os últimos 2K da prova curta são praticamente só subindo, com D+300M acumulado e a famosa subida dos pinus.
Para quem está na distância curta, saindo dos pinus já escutará a voz da sua vitória anunciando sua chegada e é só correr para o abraço!
Para quem estiver inscrito na prova mais longa de 12K a prova continua para direita, entrando na mesma estrada de chão do início da prova, mas calma! É só até o início da trilha com 500M (lembra?) onde irá pegar uma subida dura para a esquerda.
Essa trilha na edição de 2019 era usada na distância longa descendo, quando abria o loop final. Sempre ficamos na dúvida se essa trilha subindo seria mais dura que a do “vale dos dinossauros” e agora você poderá tirar as suas conclusões fazendo as duas no mesmo evento.
Terminando essa subida com 7,5K você fará um “X” cruzando a trilha de cima e indo em frente para a trilha do Peral. Lembre-se desse trecho, pois passará novamente no final, cruzando para a outra trilha que segue para o mirante.
A trilha do Peral é bem técnica. Ela desce e sobe com cordas, raízes e pedras. 500M depois estará perto da base. Tome água e prepare-se para uma baita descida. Trilha praticamente virgem e uma imersão na natureza de tirar o fôlego, definitivamente!
Essa descida termina 1,5K depois, cruzando pela primeira vez o rio que irá lhe acompanhar por quase todo esse trecho da prova. A trilha segue para direita, volta e meia cruzando o rio (ache as duas cachoeiras!), com leves onduladas e um ótimo trecho para pegar velocidade.
Com 9K mais ou menos você irá entrar neste mesmo rio por 400M até a famosa subida do Vale dos Dinossauros. As cordas indicam o início do trecho mais demorado da sua prova provavelmente. Praticamente 2K com D+350M que colocará a prova todo seu treinamento para esse evento.
Chegando ao topo, onde tem o terço desenhado no morro, temos um ponto de controle para validar sua passagem ali. Descida curta até o X que você passou 4K antes, cruzando e subindo rumo ao mirante.
Sorria para as fotos, respire fundo e corra o mais rápido que puder e conseguir para os últimos 400M até a linha de chegada!
Não se esqueça de postar no Instagram qual foi a sua trilha favorita após a prova com a @glpromo #DiscoverTrailBateias e contar um pouco da sua história conosco. Até domingo!

Leia também

Receba as novidades por e-mail