Descritivo Percurso 5km - Discover Trail - São Luiz do Purunã

Eventos 2018

Descritivo Percurso 5km - Discover Trail - São Luiz do Purunã

Enfim chegamos na última edição da Discover Trail do ano de 2018 e voltamos para a cidade de São Luís do Purunã (SLP) pelo terceiro ano, mas com muitas novidades para vocês!



Desta vez, nossa largada será feita de dentro do CTG (Centro de Tradições Gaúchas), o local que utilizamos como estacionamento no ano passado, praticamente na frente do Centro Cultural da cidade. Esta decisão foi tomada para comportar um público maior e com mais comodidade.



Inclusive a distância curta será 100% dentro do CTG, um ganho de qualidade absurda em relação ao ano passado em termos de tipo de terreno, apesar de ter ficado mais curta e com menor altimetria.



Só para não perder o costume, vamos começar falando e analisando a distância curta, fazendo também um breve comparativo com as edições anteriores:



- Distâncias aproximadas (Google Earth):



Thalia – 6,8K;

Panelão – 6,5K;

Bateias – 6,8K;

Marumbi – 6,3K;

SLP – 5K.



- Altimetria Positiva Acumulada:



Thalia – 197m;

Panelão – 127m;

Bateias – 439m;

Marumbi – 231m;

SLP – 166m.



Estradas de chão pelo percurso:



Thalia – 3K diluídos;

Panelão – 2K no começo em descida, 1,5K no final no plano;

Bateias – 800m em descida no começo;

Marumbi – 2K no início, 500m no final;

SLP – 1K no início em uma estrada de GRAMA.



Tempo de conclusão dos vencedores, masculino e feminino:



Thalia – 32min e 42min;

Panelão – 28min e 36min;

Bateias – 46min e 59min;

Marumbi – 32min e 44min.



Pensando que seria a mesma pessoa correndo nas mesmas condições físicas, sem considerar clima, o meu palpite para os vencedores seria algo entre o tempo do Thalia e do Panelão.



Antes de qualquer coisa, lembre-se sempre de NÃO TIRAR OS OLHOS DAS FITAS! Não existe um trecho da trilha sem estar fitado e SEMPRE COM AS FITAS NA SUA MÃO DIREITA.



No mundo do “Trail Run”, a orientação sempre contará muito para um bom desempenho na prova e uma boa leitura do terreno, trajeto e colegas ao seu redor, podem fazer a diferença entre ganhar uma premiação, se perder, se machucar ou deixar colegas p* da vidas com sua falta de respeito em trechos com single track.



- SINGLE TRACK tem esse nome pois teoricamente só passa uma pessoa por vez. Logo, SEMPRE seja cordial! Tem alguém atrás de você? Pergunte pra ele se quer passar. Se sim, leia o trajeto e ache um ponto que consiga ir um pouco pro lado e dê passagem! E se não tiver, pare e vire de lado, deixe-o passar e continue. Acredite se quiser, essa É A CULTURA TRAIL e é assim que funciona em eventos com distâncias longas e pessoas maduras no seguimento. Comece a praticá-la desde já.



Então repito, se não tem fita, VOLTE E REFAÇA o percurso a partir da última fita visualizada. Se alguém pediu licença, DEIXE-O(A) PASSAR.



- Com um pouco mais de 1K de terreno ondulatório e pouca inclinação entre grama e pedras, irá entrar na primeira single track.



- Essa etapa nesta distância tende a ser uma prova rápida em termos de altimetria, MAS com MUITA mudança de direção. Trilhas quase nunca são retas. Elas te levam por onde a natureza o deixa passar.



- Essas trilhas seguem no seu zigue-zague até a metade da prova, onde irá passar por uma nascente (ou diria um mini atoleiro), fechando ainda mais o percurso e subindo por uma trilha de bambuzal virgem e exclusiva, carinhosamente nomeada de “trilha dos quinhentos”.



- Saindo do bambuzal terá um ar puro num campo aberto (se olhar para trás do lado direito, até tem um visual do tanto que subiu) e seguirá para a esquerda, entrando em mais duas trilhas curtas mais abertas, para então passar por pedras grandes e seguir sentido a base novamente.



- Uma volta rápida pegando estrada de grama com descidas gostosas de fazer, mais algumas árvores num último trecho quase ao lado do pórtico da chegada fecham nosso tour pelo terreno.



- Por fim, gostaria de falar sobre algo muito sério agora. Copo plástico não tem nada a ver mais com os dias de hoje, muito menos natureza, quem dirá com o Trail Run!



- Nossa hidratação na distância curta será somente no 1,8K da prova, e está terminantemente proibido o descarte do copo no meio do percurso. Tome no ponto de hidratação, ou leve seu copo até a linha de chegada.



- PRESERVE A NATUREZA! 



Ela irá lhe agradecer com um dia maravilhoso, com momentos únicos que só esse esporte consegue lhe proporcionar.



Curioso para conhecer e se apaixonar por um novo mundo?  #DiscoverTrail #GLPromo #SLP #5K #30/09



Eventos anteriores