GL PROMO
Eventos 2018

Descritivo Percurso 25km - Discover Trail - São Luiz do Purunã

 



Discover Trail de São Luís do Purunã (SLP)? Pensou no bendito morro da vaca na distância longa? Então leia:

24.6K com 1160D+ (distância e altimetria aproximada), praticamente o mesmo ganho altimétrico de Bateias, “diluídos” em 25% a mais de trajeto, tornam essa etapa o desafio perfeito para lacrar o ano com chave de ouro! E quem sabe pensar em um maior desafio que está por vir em 2019 ;)

Desta vez, nossa largada será feita de dentro do CTG (Centro de Tradições Gaúchas), o local que utilizamos como estacionamento no ano passado, praticamente na frente do Centro Cultural da cidade. Esta decisão foi tomada para comportar um público maior e com mais comodidade.

Antes de qualquer coisa, lembre-se sempre de NÃO TIRAR OS OLHOS DAS FITAS! Não existe um trecho da trilha sem estar fitado e SEMPRE COM AS FITAS NA SUA MÃO DIREITA.

No mundo do “Trail Run”, a orientação sempre contará muito para um bom desempenho na prova e uma boa leitura do terreno, trajeto e colegas ao seu redor, podem fazer a diferença entre ganhar uma premiação, se perder, se machucar ou deixar colegas p* da vidas com sua falta de respeito em trechos com single track.

- SINGLE TRACK tem esse nome pois teoricamente só passa uma pessoa por vez. Logo, SEMPRE seja cordial! Tem alguém atrás de você? Pergunte pra ele se quer passar. Se sim, leia o trajeto e ache um ponto que consiga ir um pouco pro lado e dê passagem! E se não tiver, pare e vire de lado, deixe-o passar e continue. Acredite se quiser, essa É A CULTURA TRAIL e é assim que funciona em eventos com distâncias longas e pessoas maduras no seguimento. Comece a praticá-la desde já.

Então repito, se não tem fita, VOLTE E REFAÇA o percurso a partir da última fita visualizada. Se alguém pediu licença, DEIXE-O(A) PASSAR.

- Largada dentro do CTG e com 700m sairá pela estrada lateral e 1,5K depois estará na Estrada da Faxina que, na minha opinião, é uma das estradas de chão mais gostosas de correr, principalmente nesse sentido (descendo) praticamente inteira rodeada de árvores em seu trajeto.

- Segue até o 6.5K da prova, já podendo ver a famosa subida do morro da vaca ao seu lado direito, ponto de maior desafio na etapa do ano passado.

- Fará a subida do morro pelo lado esquerdo dele, igual anteriormente, mas quando estiver descendo pelo outro lado, entrará numa trilha para esquerda, saindo direto no rio da cachoeira do pedágio, um dos lugares mais bonitos que já tive o prazer de conhecer.

- Esse trecho é o mais técnico da prova, com muitas rochas, seguindo por mais ou menos meio kilômetro pelo leito do rio no sentido contrário ao fluxo dele, até subir por uma trilha íngreme do lado direito, que seguirá até a parte mais alta desse lado do cânyon.

- Com mais de 9K de prova, já na parte alta, trilha single track, outra um pouco mais larga, pasto, rio, trilha fechada, nascente, campo aberto com grama alta, uma variedade enorme de tipos de terreno em 5K até voltar para beira do cânyon e desfrutar a mais bela vista de toda a prova!

- Logo na passagem da cerca, não se esqueça do rabicó para validar sua passagem pelo trecho exclusivo da distância longa, pois sem ele você será desclassificado da prova.

- Irá descer por uma trilha estreita beirando a rocha até chegar na bifurcação do morro da vaca novamente. MUITA ATENÇÃO nessa hora, pois aqui você deverá seguir no sentido CONTRÁRIO ao que fez na primeira ascensão, descendo pelo seu lado direito, seguindo as mesmas fitas da subida, até a saída pelo portão na estrada da faxina.

- Na estrada da faxia, seguirá para direita até a entrada do terreno do Muriel, trecho novo com trilhas praticamente abandonadas até então.

- Nesse ponto (16.5K) da prova, temos o primeiro ponto de reabastecimento de água e o PONTO DE CORTE. SEU TEMPO LIMITE PARA CHEGAR NESSE PONTO É DE 2H50M.

- O tempo total de conclusão da prova foi estipulado em 5Hrs e, SE você não chegar antes disso nesse ponto, pensando no fator de cansaço acumulado da prova, não conseguirá concluir a tempo as trilhas do Varshana, igualmente duras por sinal.

- Passou no corte e recarregou sua água? Vamos seguir adiante!

- São praticamente 600m de ganho positivo da prova nos 4K seguintes, que irei dividir no descritivo aqui em três partes.

- A primeira, um trecho “corrível” com subidas não tão íngremes por mais de 1K, e um trecho técnico mais plano, descendo então até uma toca exótica e seguindo por mais 400m até uma passagem de rio raso.

- A segunda parte é marcada pela primeira subida com auxílio de cordas. Quem fez a prova longa ano passado irá recordar desse trecho, pois são as trilhas que dão acesso à Pousada Varshana. Fará um M com duas subidas que dificilmente alguém irá corrê-las, cruzando por um segundo rio entra as duas.

- Você vai achar que a primeira perna do M passou, mas continuará subindo depois de algumas curvas. O rio é a referência, não se esqueça. Aliás, a segunda subida, logo após os xaxins, é sempre um local de reflexão (o que que estou fazendo aqui?! rs) para mim.

- A terceira parte desse trecho começa entrando enfim na Pousada, com a terceira passagem de rio (se tiver um tempo, aprecie a cachoeira escondida no seu lado esquerdo). Por quase 1K, sobe a trilha da cachoeira, sobe a trilha do pomar, sobe o campo aberto das cadeiras (olhe para trás e veja a vista conquistada).

- Segundo e último ponto de hidratação na saída da Varshana com quase 20K, uma breve subida de estrada de chão e 2K depois entrará no CTG pelos fundos, pegando trilhas e áreas de campo do trecho final da distância curta.

- Árvores, uma vista de um mini cânion do lado esquerdo, trilhas, e enfim estrada de grama com descidas gostosas de fazer, mais algumas árvores num último trecho quase ao lado do pórtico da chegada fecham nosso tour pelo CTG.

- Por fim, gostaria de falar sobre algo muito sério agora. Copo plástico não tem nada a ver mais com os dias de hoje, muito menos natureza, quem dirá com o Trail Run!

- Reforçamos que É OBRIGATÓRIO O USO DE HIDRATAÇÃO PRÓPRIA na distância longa, e será oferecido dois pontos de recarga para sua hidratação, no ponto de corte 16,4K e na saída do Varshana, já com quase 20K da prova, e está terminantemente proibido o descarte do copo/garrafa ou QUALQUER resíduo no meio do percurso. Leve consigo tudo o que irá utilizar até o LIXO do ponto de hidratação OU até a linha de chegada.

- PRESERVE A NATUREZA!

Ela irá lhe agradecer com um dia maravilhoso, com momentos únicos que só esse esporte consegue lhe proporcionar.



Morro da vaca, rio do pedágio, campos abertos, trilhas do Varshana e tudo mais lhe aguardam no dia 30! Partiu?  #DiscoverTrail #GLPromo #SLP #25K #30/09


Leia também

Receba as novidades por e-mail